MUDANÇA NO HORÁRIO DE TRABALHO NO TRE/PB: ENTENDA AS VANTAGENS E IMPACTOS POSITIVOS DA UNIFICAÇÃO DO EXPEDIENTE

Geral

Na tarde de ontem (04), a diretoria do SINDJUF/PB (Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal no Estado da Paraíba) se reuniu com a Desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, Vice-Presidente e Corregedora do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE/PB), para discutir as reivindicações dos servidores, incluindo uma antiga demanda da categoria: a unificação do expediente no horário das 07:00h às 14:00h.

Essa demanda dos servidores já ultrapassa 10 anos de espera e tem gerado inquietação no meio sindical. Durante a audiência, estiveram presentes os Coordenadores Gerais do SINDJUF/PB, Marcos Santos e Pedro Neto, juntamente com o servidor e sindicalista Marcos Lopes.Segundo os dirigentes sindicais, a reunião foi bastante produtiva e eles sentiram segurança e certeza de que o pleito será encaminhado e terá um resultado satisfatório. Marcos Santos comentou:

“Pela primeira vez, debatendo esse tema, sentimos segurança e a certeza de que o pleito será encaminhado e teremos um resultado satisfatório.”

O coordenador geral Pedro Neto afirmou que os dirigentes foram muito bem recebidos pela Vice-Presidente e Corregedora do TRE/PB, e entregaram a ela um parecer formulado pela Comissão pela Unificação do Expediente do TRE-PB. Ele considerou a reunião excelente e saiu com muita esperança de que sua pretensão será atendida.

A Desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas recebeu calorosamente os dirigentes sindicais e comprometeu-se a dar um passo de cada vez, ouvindo seus colegas, os servidores do TRE/PB e, principalmente, o público-alvo, que é o povo paraibano. Ela afirmou que será elaborado um calendário e um plano detalhado, levando em consideração os prós e contras, para então tomar uma decisão que atenda a todos os envolvidos.

Vantagens da unificação do expediente:

1. Ampliação da sinergia entre os diversos setores da Justiça Eleitoral, otimizando o atendimento ao público e aumentando a produtividade do TRE/PB.

2. A mudança de expediente não seria imediata, apenas para o início de 2024. Isso impulsionaria a produtividade dos servidores, pois o trabalho logo após o período de descanso/sono seria realizado com maior motivação, concentração e disposição, de acordo com pesquisas sobre horário de trabalho e produtividade.

3. A atual gestão do TRE/PB poderia obter uma economia significativa nos custos com energia do tribunal ao mudar o horário de trabalho para a manhã.

4. A segurança dos servidores também seria beneficiada pela mudança de expediente, pois muitos deles são frequentemente vítimas de assaltos ao sair do trabalho às 19:00h.

5. A mudança para o expediente matutino valorizaria o papel das mães no cuidado

com seus filhos, facilitando a convivência entre mãe e filho, já que o filho vai à escola de manhã e a mãe vai ao trabalho à tarde.

6. A população, que é o público-alvo, não sofreria nenhum prejuízo, pois pesquisas recentes indicam que a procura dos eleitores pelos cartórios eleitorais ocorre quase exclusivamente no turno da manhã.

Com a possibilidade de unificação do expediente no TRE/PB, espera-se que haja uma maior eficiência na prestação dos serviços eleitorais, beneficiando tanto os servidores quanto o público em geral. O SINDJUF/PB está otimista com o resultado dessa reunião e aguarda a decisão final do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.