O Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Estado da Paraíba (SINDJUF/PB) enviou um requerimento à Excelentíssima Ministra Rosa Weber, Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo a antecipação do pagamento da última parcela da recomposição salarial parcial concedida à categoria.
Inicialmente prevista para 2025, a terceira e última parcela da recomposição salarial, estabelecida pela Lei nº 14.523/2023, é alvo de apelo dos servidores para que seja paga em fevereiro de 2024. O projeto de recomposição, aprovado no Congresso Nacional no final de 2022, previa um aumento de 19,25% dividido em três parcelas cumulativas.
No entanto, os servidores ressaltam que nos últimos anos sofreram perdas significativas devido à inflação, e mesmo com a recomposição parcial, suas remunerações ainda não foram totalmente recuperadas. Mesmo considerando o índice de 19,25%, as perdas acumuladas entre 2019 e 2022 ultrapassaram 30,65%. O parcelamento da recomposição salarial apenas aumenta essas perdas.
A Fenajufe, que representa nacionalmente os servidores do Poder Judiciário, já formalizou o pedido de antecipação à Ministra Rosa Weber. Destaca-se que, caso o pagamento seja mantido no calendário original, uma nova campanha de recomposição salarial só poderá ocorrer em 2026, prolongando ainda mais as perdas salariais dos servidores. Os servidores esperam contar com a compreensão e o apoio da Ministra Rosa Weber para atender a essa justa reivindicação, considerando as dificuldades financeiras enfrentadas e a necessidade de recuperar as perdas salariais dos últimos anos.