Uma petição online encabeçada pela Federação Nacional dos Trabalhadores do Poder Judiciário da União (FENAJUFE) está ganhando força e já conta com mais de 20 mil assinaturas. O objetivo da petição é pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) a antecipar a última parcela da recomposição salarial parcial concedida aos servidores do Poder Judiciário da União.
A recomposição salarial, que totaliza 19,25%, foi aprovada no Congresso Nacional no final de 2022 e deveria ser implementada em três parcelas. No entanto, os servidores estão pedindo a antecipação da terceira e última parcela para fevereiro de 2024, em vez de 2025, como inicialmente previsto.
Os servidores argumentam que suas remunerações foram corroídas pela inflação nos últimos anos, resultando em perdas significativas. Mesmo com a recomposição, as perdas acumuladas entre 2019 e 2022 ainda ultrapassam os 30,65%. O parcelamento da recomposição parcial agrava ainda mais essa situação.
A FENAJUFE destaca que, com o atual cronograma de pagamento, uma nova campanha de recomposição salarial só poderá ser iniciada em 2026, prolongando ainda mais a recuperação das perdas salariais.
A petição online está disponível para assinaturas no link [aqui]
Os servidores do Poder Judiciário da União esperam que o Supremo Tribunal Federal ouça suas reivindicações e considere a antecipação da última parcela da recomposição salarial como uma medida justa e necessária para garantir a valorização de seus salários e a manutenção de sua qualidade de vida. A petição continua ganhando apoio e pode ter um impacto significativo na decisão final do STF.