TALENTOS DO JUDICIÁRIO FEDERAL PARTE II: Marcos Santos emplaca ‘VOU DANADO PRA CAMPINA’ em festival regional de música

O servidor aposentado da Justiça Federal e Coordenador Geral do SINDJUF-PB, Marcos Santos, emplacou uma composição entre as 30 que irão concorrer nas eliminatórias do II Festival de Música da Paraíba, que acontece nos dias 18 e 25 de maio de 2019, respectivamente nas cidades de Alagoa Grande e Monteiro. A canção composta por Marcos é intitulada de ‘VOU DANADO PRA CAMPINA’.

Histórico do compositor Marcos Santos

Segundo Marcos Santos, seu envolvimento com a música teve seu início na década de 1970 no Rio de Janeiro, quando conheceu parceiros no campo musical e passou a participar de diversos festivais, dentre os quais, festivais universitários. Ele gravou pela Moby Disc, o primeiro compacto em vinil. Na década de 1980 foi vencedor do festival de música do Liceu Paraibano, com a canção intitulada ‘Décimo Primeiro Mandamento’, interpretada por Chico César (no início da carreira), Pedro Osmar e Paulo Ró.

Recentemente, Marcos participou de duas edições do Festival Canta Nordeste, pela Rede Globo, além de três edições do ForroFest, da TV Cabo Branco. Na sua trajetória na música, Marcos gravou três CD’s.

“Nossas músicas não tocam nas rádios, mas tocam o coração das pessoas”, destacou Marcos Santos.

A canção Vou Danado Pra Campina

De acordo com Marcos Santos, a canção Vou Danado Pra Campina retrata a volta do nordestino à sua terra natal. O êxodo, muito comum nas décadas e 1970 / 80, período em que o compositor residia no Sudeste brasileiro, retratava a busca do nordestino por melhores condições de vida e de trabalho, mas alimentava sempre o sonho de voltar à sua terra Natal,

Sobre o evento

O II Festival de Música da Paraíba é uma homenagem a Jackson do Pandeiro. Em sua segunda edição, o Festival mantém o objetivo de reconhecer e divulgar a música paraibana, descobrindo e valorizando artistas da terra que vêm surgindo no cenário cultural.

O Festival permite a compositores paraibanos e/ou que residem no Estado apresentarem suas canções, fazendo ecoar - do sertão ao litoral - o potencial de maturação e renovação da música paraibana. Um festival que destacará todos os sons de nosso povo.

Desta vez, foram selecionadas 30 canções, em meio a mais de 250 inscritas, que serão apresentadas em duas eliminatórias – uma em Alagoa Grande, terra onde nasceu Jackson do Pandeiro, e outra em Monteiro, respectivamente nos dias 18 e 25 de maio de 2019.

FONTE: SINDJUF/PB